quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Um pouco mais de cultura

1. Dia desses, durante pesquisa no Google, encontrei super sem querer a revista portuguesa Take, cinema magazine. Quão maravilhada fiquei quando vi que se tratava de uma revista sobre cinema. Adorei, é claro. Eis que a estou lendo. É claro que a leitura via Acrobat Reader não é a das mais fáceis de se fazer, uma vez que revista foi feita para se ler em mãos. Bom, pelo menos é assim que vejo. Imediatamente o link do site passou a ocupar uma das minhas fontes, aí ao lado. E olha, pelo pouco que li, recomendo com certeza. Pra mim, que gosto muito de cinema, mas me encho de desculpas para dizer que não tenho tempo de me dedicar ao mesmo, estou achando o máximo aprender um pouco mais sobre esse mundo que me fascina. Fica aí a dica.

2. Por falar em leitura, as novas regras gramaticais que estão em vigor desde o dia 01 deste ano estão me confundindo a cabeça. Mas estou lendo muito e tentando me adaptar às mudanças, já que pretendo fazer alguns concursos e o jornal já está sendo publicado dentro das novas regras. Essa coisa de mudar uso do hífen, e trocar as bolas para a acentuação... Ai, estou ficando louca!!

3. Lendo o blog
Direto do Plantão, da minha amiga Anny, fiquei bestificada ao ler o post Vitória?. Todo jornalista, espero eu, tem que saber admitir que não sabe de tudo, e que precisa fazer algumas pesquisas a respeito do seu objeto de escrita. Sobre o post, ele fala de uma matéria publicada pela revista distribuída aos clientes da TAM no mês de janeiro. Só para se ter uma idéia, a revista diz que a capital do Espírito Santo é Vitória da Conquista e as panelas de barro são produzidas apenas na quaresma para encorpar feijão. Quanta ignorância. Como a própria Anny diz, com um breve passeio pela Internet, o responsável pela matéria saberia que a panela de barro é produzida pelas paneleiras durante o ano inteiro, feita com matéria prima retirada do mangue (ecossistema abundante em nosso estado) , como a argila e o tanino - extraído da casca das árvores do mangue, e usado para tingir as panelas de preto. Encorporar feijão? De onde tiraram isso? E a Moqueca Capixaba? A torta? A caranguejada? Comidas típicas do nosso estado. Francamente, quanta ignorância!

Achei esse vídeo no You Tube, com imagens de Kiko Sinclair e edição da Memory Produções. Se você não conhece e gostaria de saber um pouco mais sobre a cultura capixaba, vale à pena conferir!

3 comentários:

Anônimo disse...

Adoreei o seu blog, achei muito interessante, pq em um só lugar cv conseguiu unir assuntos do dia a dia.
Meu blog está com poucas informações mas se quiser dasr um pulinho lá, pode ir.

Katarine Rosalem disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
.anny giacomin. disse...

ai q linda :)

obrigada xuxu!!!!