sábado, 15 de outubro de 2011

Novidade: Coluna Curto Esporte







Retomada e mudança

Depois de longos oito meses longe do N&C, retomo o blog com novo visual e novos temas.
Na verdade, um novo tema: o Esporte. Assunto que foi meu primeiro grande amor, desde a infância, em especial ele, o Futebol! E é falando sobre o esporte mais amado do país que inicio a grande novidade do blog: a coluna Curto Esporte.

Da bunda à bicicleta

Antes do tão esperado e especulado FLA-FLU de domingo passado, o técnico Abel Braga disse que "para ganhar o clássico mais charmoso do Brasil" - o clássico dos clássicos, aquele que o mestre Nelson Rodrigues mais amava - "vale tudo, até gol de bunda". Rapidamente, o "professor" rubro-negro, Vandervei Luxemburgo espetou "tomara que seja a minha e não a dele". Àquela altura, já se dizia que o vencedor do jogo seria o grande candidato a campeão brasileiro.

O classico teve de tudo. Futebol, pancadas, faltas não marcadas, faltas que não exstiram e foram marcadas, gol de argetino, gol de... bunda. E não é que Luxa levou a melhor? A bunda que colocou a bola para dentro foi do golero tricolor Diego Cavalieri, após cobrança de falta do rubro-negro Botinelli, que ainda fez mais um golaço: Fla 3 x 2 Flu. O Flu foi melhor, mas esbarrou no talento do argentino.

Fim de jogo e todos projetaram: Fla rumo ao título. Mas o que ninguém contava é que haveria um paulista no meio do caminho. No jogo seguinte, o rubro-negro deixou escapar a chance de ficar colandinho aos líderes ao empatar com o Palmeiras em pleno Engenhão. Aliás, como empata esse time do Flamengo! Sorte do Botafogo, que bateu o Corínthians em pleno Pacaembú e ficou em 3º lugar, com um jogo a menos que os demais concorrentes.
E ao empatar com o time paulista, o Flamengo já vê o Fluminense novamente pelo retrovisor. Logo mais o time pega o Vozão, no Presidente Vargas. O Ceará nem de longe lembra a "Carroça sem freio" do início do ano, mas pode complicar a vida do urubu.
Já o Flu irá enfrentar o mesmo Palmeiras amanhã. E o tricolor das Laranjeiras vem embalado, e de bicicleta! Depois de três gols do artilheiro Fred, o time espera mostrar que não é apenas guerreiro, e sim capaz de manter a boa sequência de vitórias e levar o bicampeonato.

Mas o retrospecto não é lá muito favorável ao tricolor carioca. Em 44 jogos no Brasileirão, o Palmeiras venceu 23, enquanto o Flu 12. Ao todo, foram 9 empates. Aliás, empate não é mesmo o desejo, nem o resultado mais provável do jogo. Pelo menos, se levarmos em conta a campanha tricolor no campeonato. Em 29 jogos, o Flu empatou apenas dois. No máximo, o jogo promete, já que o verdão precisa vencer para espantar a pressão da torcida e subir na tabela.

Vai mais um título aí?
E o Vasco? Bom, o Vasco parece que não quer mesmo ser campeão. Afinal, já ganhou um título nacional este ano, já está classificado para a Libertadores e ainda pode ser campeão pela Copa Sul-Americana... Será? Hoje, o time tem mais uma chance de voltar à liderança. É esperar para ver.

Nenhum comentário: