quarta-feira, 19 de outubro de 2011

É hora de Botar Fogo no Brasileirão!







Depois de uma rodada sem sustos para os 10 primeiros - exceto para o São Paulo, único time da parte de cima da tabela que perdeu no final de semana-, esta quarta-feira promete ser a divisora de águas da competição nacional. Isso, se o Botafogo finalmente mostrar a que veio, ganhar o Santos (que Santos? O campeão da libertadores ou aquele que está cumprindo tabela no Brasileirão?) e assumir de vez o favoritismo ao título.

Jogo pra esquentar ou congelar as primeiras posições
Enfim, o último dos moicanos. Sim, o último jogo que falta para que o Brasil saiba quem é o verdadeiro líder do campeonato. E como esperamos ansiosos por ele! Os botafoguenses então, nem se fala. Será dessa vez? Neymar já mudou o seu (moicano). O que significa? Que agora vai? Sim, porque o Santos até agora não lembra nem de longe o time campeão Paulista e da Libertadores. Já o Botafogo, que não ganhou nadinha em 2011, está com fome de ser campeão e doido para colocar mais lenha na fogueira - que já está montadinha, esperando apenas a chama ser acesa. Resta saber se a estrela solitária carioca vai querer botar pra queimar. Porque, se vencer hoje, em plena Vila Belmiro, as chances do Fogão aumentam e, enfim, o Brasileirão vai pegar fogo!

Cariocas bem na fita
Se a rodada foi boa para os 10 primeiros, melhor ainda foi para os cariocas que, pela primeira vez na história, podem chegar ao final do campeonato entre aqueles classificados para a Libertadores. Se o Brasileirão terminasse agora, apenas dois paulistas estariam na competição sul-americana. Ou seja, em número inferior aos rivais do Rio de Janeiro, coisa rara de se ver.

Quem é mesmo o protagonista?
Parece mesmo que os times e seus jogadores ficaram mesmo para segundo plano, já que os juízes brasileiros cansaram de ser coadjuvantes e passaram a se interessar pelos papéis principais durante os jogos do Campeonato Brasileiro. Sim, porque em quase todos os jogos, se não fosse a garra e a superação dos times que poderiam ser prejudicados com os erros da arbitragem, teria muito dirigente e jogador reclamando que, mais uma vez, a competição seria decidida nos erros, mas não dos adversários, e sim nos dos juízes.
Como nosso campeonato seria muito mais interessante se eles, os homens de preto, fizessem seu trabalho com mais coragem e correção. O juiz do último Fla-Flu (lembra? Aquele que colaborou para a lambança causada por Abel Braga, He-Man e Renato no fim do jogo - sem tirar a responsabilidades destes, que foram completamente sem educação e desleais) pegou gancho de 15 dias. Mas e os juízes que cometem erros ainda mais grosseiros? Quando receberão punição e uma atenção maior da CBF? Já passou da hora da dos juízes de futebol voltarem a ser apenas figurantes.

Sul-Americana
Além de Santos x Bota, logo mais a bola rola para Flamengo X U. do Chile. Flamengo joga com desfalques, mas terá suas estrelas do ano: Ronaldinho, Thiago Neves e Felipe, que treinou e tudo indica que vai jogar. Uma ótima oportunidade para o time rubro-negro tentar chegar à Libertadores por uma via alternativa.

E o Pan do Plim-plim?
Se não fossem as redes sociais e a Internet, poucos saberiam que esse mês acontece uma das competições mais importantes (se não, a mais importante) competição das Américas: O Pan Americano. Sim, porque, a Globo faz pouco caso. A Sportv (da rede) também. Pena que a maioria dos brasileiros assiste apenas ao Plim-plim.
Fico feliz em saber que a hegemonia global está caindo por terra. Mais feliz ainda estou com os brasileiro que já somam 32 medalhas (até a publicação desta coluna), sendo 10 delas de outro. E temos atletas capixabas nessa conta! Parabéns a todos eles. Destaque para a ginasta Drielly Daltoé, que conquistou 3 ouros.

sábado, 15 de outubro de 2011

Novidade: Coluna Curto Esporte







Retomada e mudança

Depois de longos oito meses longe do N&C, retomo o blog com novo visual e novos temas.
Na verdade, um novo tema: o Esporte. Assunto que foi meu primeiro grande amor, desde a infância, em especial ele, o Futebol! E é falando sobre o esporte mais amado do país que inicio a grande novidade do blog: a coluna Curto Esporte.

Da bunda à bicicleta

Antes do tão esperado e especulado FLA-FLU de domingo passado, o técnico Abel Braga disse que "para ganhar o clássico mais charmoso do Brasil" - o clássico dos clássicos, aquele que o mestre Nelson Rodrigues mais amava - "vale tudo, até gol de bunda". Rapidamente, o "professor" rubro-negro, Vandervei Luxemburgo espetou "tomara que seja a minha e não a dele". Àquela altura, já se dizia que o vencedor do jogo seria o grande candidato a campeão brasileiro.

O classico teve de tudo. Futebol, pancadas, faltas não marcadas, faltas que não exstiram e foram marcadas, gol de argetino, gol de... bunda. E não é que Luxa levou a melhor? A bunda que colocou a bola para dentro foi do golero tricolor Diego Cavalieri, após cobrança de falta do rubro-negro Botinelli, que ainda fez mais um golaço: Fla 3 x 2 Flu. O Flu foi melhor, mas esbarrou no talento do argentino.

Fim de jogo e todos projetaram: Fla rumo ao título. Mas o que ninguém contava é que haveria um paulista no meio do caminho. No jogo seguinte, o rubro-negro deixou escapar a chance de ficar colandinho aos líderes ao empatar com o Palmeiras em pleno Engenhão. Aliás, como empata esse time do Flamengo! Sorte do Botafogo, que bateu o Corínthians em pleno Pacaembú e ficou em 3º lugar, com um jogo a menos que os demais concorrentes.
E ao empatar com o time paulista, o Flamengo já vê o Fluminense novamente pelo retrovisor. Logo mais o time pega o Vozão, no Presidente Vargas. O Ceará nem de longe lembra a "Carroça sem freio" do início do ano, mas pode complicar a vida do urubu.
Já o Flu irá enfrentar o mesmo Palmeiras amanhã. E o tricolor das Laranjeiras vem embalado, e de bicicleta! Depois de três gols do artilheiro Fred, o time espera mostrar que não é apenas guerreiro, e sim capaz de manter a boa sequência de vitórias e levar o bicampeonato.

Mas o retrospecto não é lá muito favorável ao tricolor carioca. Em 44 jogos no Brasileirão, o Palmeiras venceu 23, enquanto o Flu 12. Ao todo, foram 9 empates. Aliás, empate não é mesmo o desejo, nem o resultado mais provável do jogo. Pelo menos, se levarmos em conta a campanha tricolor no campeonato. Em 29 jogos, o Flu empatou apenas dois. No máximo, o jogo promete, já que o verdão precisa vencer para espantar a pressão da torcida e subir na tabela.

Vai mais um título aí?
E o Vasco? Bom, o Vasco parece que não quer mesmo ser campeão. Afinal, já ganhou um título nacional este ano, já está classificado para a Libertadores e ainda pode ser campeão pela Copa Sul-Americana... Será? Hoje, o time tem mais uma chance de voltar à liderança. É esperar para ver.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Fotografia é arte?

1. fotografia é arte?
Para alguns sim, para outros não.
Eu digo que é. E digo mais: que ela pode ir além disso.
Em prova, cito o trabalho do fotógrafo Alexandre Sequeira que nunca deixa sua câmera em casa, e aproveita o contato com as pessoas para criar seus projetos, ter idéias inusitadas e, claro, se emocionar. Aproveite e dê uma passadinho no blog dele.

Assista à palestra ministrada por ele, no TEDxAmazonia:


Fontes: Let's Blogar e Tyto. O vídeo recebi via e-mail do amigo Antônio Cosme.

2. Fotografia é arte!

Outro profissional que prova que a fotografia é sim uma arte, e que pode fazer parte de outras artes, é o artista belga Ben Heine. Ele usa desenhos em lápis e papel em branco para mudar ou fazer uma releitura da realidade. Criatividade e perspectiva são qualidades presentes em seus trabalhos. Vale à pena conferir!

Infelizmente não consegui colocar nenhuma imagem do traballho dele aqui no Notinhas&Curtinhas, mas é possível conhecer e saber um pouco mais sobre o que ele cria pelos sites onde li sobre ele: Portal MSN e Obvius; e inclusive no flickr do artista.

3. Por falar em arte...

O site Obvius, citado na nota anterior, é um portal muito interessante. Conheci por meio da galera do Grupo Cliques. Uso aqui a descrição que acompanha a página: "O obvious é um espaço de tudo e de nada; de coisas importantes aparentemente sem importância; de coisas intemporais; de coisas que gostamos. Arte, arquitectura, música, fotografia, cinema, design ou qualquer outro assunto...". É possível fazer parte e até postar. Acho válido para quem gosta de arte e de discursar sobre o assunto. Parafraseando o twitter... #FicaAdica!

4. Por fim... Solidariedade!

Recebi um link outro dia pelo twitter: http://www.doepalavras.com.br/ É simples assim! Doe palavras e faça uma pessoa que sofre por causa do cancer mais feliz!

Até a próxima!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O BBB também promove cultura

1. Do Big Brother para o Brasil


Há algum tempo queria escrever sobre o Big Brother Brasil aqui no N&C. Sei bem que existem várias opiniões, divergentes ou não, sobre o tão famoso e milionário programa global. Há quem o defenda, outros já o enterraram desde a primeira temporada, lá no ano 2000. Mas admito: embora sempre achasse tudo aquilo mentira e de muito mal gosto, costumava, mesmo que de forma discreta, acompanhar alguns capítulos dessa "novelinha da vida real".

Em 2011 jurei para mim mesma que não assistitia a nenhum episódio, nem mesmo aqueles mais polêmicos, por entender que já passou da hora da Rede Globo reconhecer e tirá-lo do ar. Mas não é que, de uma hora para outra, mudei de opinião? Sim meu caro leitor, ao contrário do que muitos pensam, o famigerado e inescrupuloso BBB pode sim promover a cultura. E vou explicar porquê.

Logo na primeira semana, assim que a novela das oito (ou das nove, sei lá) terminou, mudei de canal. Me lembro bem, era uma terça-feira. Coloquei na Band, canal 10. Quase NUNCA assisto à Band. Vejo TV fechada, mas não Band.

Então fui surpreendida pelo programa, ou série: "O mundo segundo os brasileiros". Fiquei encantada! a série consistia em matérias especiais sobre as grandes cidades do planeta contada a partir da visão de brasileiros que moram nelas. Hong Kong, Tókio, New York, Lisboa, Roma, Barcelona... Ontem voltei a colocar na Band, mas foi a outro programa que vi e me surpreendi: "A Liga".

Desse eu já havia ouvido falar, mas nem imaginava sobre o que se tratava, qual era o formato. Mas logo de cara vi que é muito melhor do que muita besteira que é exibina na TV Aberta do Brasil. O tema de ontem era "trabalho infantil". Os quatro apresentadores contaram, de perto, sobre o cotidiano de crianças que trabalham para ajudar a família, em três realizadades diferentes: vendendo balas no semáforo; limpando as víceras de bois em abatedouros e limpando castanha de caju.

Se todos os programas foram do nível do exibido ontem, afirmo sem medo de errar: vale à pena guardar as noites de terça-feira para acompanhá-lo.

Por isso que digo que o BBB pode SIM incentivar a cultura. Uma vez que mudo de canal e deixo o Bial falando sozinho para o "bando de heróis ao avesso", passo a acompanhar outros tipos de entretenimento televisivo mais interessantes e de conteúdo.

Como por exemplo, os bons programas exibidos pela própria Rede Globo no canal fechado Multishow: "Pé no Chão", com Dani Suzuki, e "Vai pra onde?", com Bruno de Luca.

Portanto, BBB é cultura sim! Mesmo que às avessas.