segunda-feira, 1 de abril de 2013

Coluna Cobogó - Reaproveitar: solução simples e barata para a decoração

Publicada também no Guia Construção e Decoração do Folha Vitória


*Por Katarine Rosalem 

Pode parecer até estranho o som gerado pela palavra cobogó, assim, à primeira vista. Pelo menos, foi assim que eu me senti quando a ouvi pela primeira vez. Depois de pesquisar um pouco, descobri que a dita cuja, na verdade, se refere a um tipo de elemento muito usado por arquitetos e que no Brasil é comumente (e erroneamente) chamado pelos mais antigos de “comungol”. O cobogó, ou comungol, é um objeto vazado, feito de cerâmica ou de cimento, utilizado na construção de paredes perfuradas, para permitir a entrada de ar, luz e claridade.

Como sempre gostei do efeito causado por esse recurso na decoração e da sua praticidade, escolhi o nome para ilustra essa coluna, que nos acompanhará até o final deste guia. Além disso, esse recurso é superamigo do ambiente, já que fornece claridade sem uso de energia elétrica. E para fazer jus à minha escolha e, de cara, começar falando de ideias que cabem no bolso, nosso tema de hoje será a sustentabilidade, a palavra da vez em qualquer segmento.

E porque não usar o conceito também na decoração? O reaproveitamento de materiais, aliás, não é coisa nova quando o assunto é ornamentação de ambientes. Por isso, já virou tendência mundial e não é difícil encontrar ideias e sugestões espalhadas em revistas, jornais e principalmente na internet.

Eu separei algumas dicas legais que achei por aí para deixar sua casa mais leve, colorida e principalmente: sustentável! Confira:

Adega


Se você é apaixonado por vinhos e está sem espaço em casa para armazenar a bebida, que tal dar um pulo na feira mais próxima e negociar com o feirante a compra de um ou dois pallets que estão prestes a ir para o lixo? Tá certo que o ideal seria que as garrafas ficassem deitadas, mas convenhamos que a ideia é muito boa! Além disso, um carpinteiro prendado pode dar uma ajudinha para arrumar uma solução para que elas fiquem acondicionadas da forma correta, não é verdade?

Cama



Por falar em pallets, olha essa outra ideiasuper criativa para aqueles casais que estão pensando em juntar as escovas de dentes, mas estão com o orçamento apertado. Agora, a falta de grana não pode mais ser desculpa para atrapalhar a união. Pelo menos, a falta de uma cama! Além de servir como estrado, os pallets são dispostos de forma a sobrar espaço para usar como criado e apoio.

Pneus


Por fim, nada de jogar aquele jogo de pneus fora! Aqui nesta sugestão de reaproveitamento eles se transformaram em ótimas banquetas para a casa de praia ou de campo. Eu só trocaria o assento peludo por um tecido floral ou colorido. De resto, achei bem interessante.

E então, gostou das dicas? É claro que não vão faltar aqui ideias legais de reaproveitamento de materiais e sugestões de como transformar aquela cadeira velha em uma nova opção de decoração e funcionalidade. Fique de olho! Domingo que vem tem mais!

Curtinhas

É Páscoa!

Aproveitando que hoje é Páscoa, e sabendo que muita gente esqueceu de comprar um mimo para uma pessoa querida, encontrei essa sugestão megacriativa no blog Casa de Colorir. Aliás, a página é um ótimo espaço para buscar inspiração na hora de decorar ou presentear alguém! Quer saber como fazer essa canequinha orelhuda linda? Passe lá: http://www.casadecolorir.com.br/2013/03/ideia-de-pascoa-para-astrasadinhos.html

Bento Ferreira ganha mais 170 imóveis 

Não é por acaso que Bento Ferreira é um dos bairros que mais cresce em Vitória. A região está recebendo 175 novos imóveis. As unidades acabam de ser entregues pela construtora Lorenge e integram o Residencial Largo Bento Ferreira. No empreendimento, os futuros moradores vão encontrar um lazer diferenciado. O destaque é um mirante instalado na cobertura do edifício, há 80 metros de altura, e de onde os condôminos poderão apreciar as noites estreladas, ou ainda observar toda a movimentação do entorno. Além disso, o Residencial Largo Bento Ferreira segue a tendência de grandes centros do país, pois une residência e comércio num só lugar. Além dos apartamentos, o empreendimento ofertará uma loja voltada para a movimentada Avenida César Hillal.

*Katarine Rosalem é jornalista, apaixona da por decoração, fã do conceito sustentabilidade e vai aproveitar a oportunidade para realizar o sonho de dividir essa paixão com os leitores do Folha Vitória.

Nenhum comentário: