2 - Copa e as vuvuzelas dos bafanas bafanas
Depois do show de abertura e do primeiro jogo da Copa do Mundo Fifa 2010, posso dizer que somente agora estou me sentindo "torcedora do Brasil", embora tenha um pezinho na galera Bafana bafana. É claro que, como todo brasileiro, espero sim que o Brasil seja campeão, embora não ache que isso seja bom para a própria seleção. Na verdade, o que me incomoda mesmo é a possibilidade de nosso "professor" conseguir ficar ainda mais marrento e arrogante caso traga a taça na bagagem...
3 - Blogs e sites interessantes
Queria aqui indicar alguns blogs e sites que visitei e achei bem legais: Cultura Canela Verde, Milhazes, Portal Yah! e Estante Virtual. O primeiro é sobre a cultura de Vila Velha (ES); o segundo tem informações sobre a exposição Beatriz Milhazes, que acontece no Museu de Arte do ES. Já o terceiro é um portal da Cultura Jovem Capixaba e o último, um site de sebos online, com preços, possibilidade de pesquisa e muito mais. Vale a pena conferir.
Fica a dica!
Anote e Curta!!
domingo, 30 de maio de 2010
Coisas do passado Vs passado sem futuro
O preço de saída do leilão foi de 200 mil euros e o valor de arremate hoje, pago por um comprador anônimo, superou amplamente o recorde anterior para uma câmera. Em 2007, a mesma Westlicht vendeu câmera da marca francesa Susse Fréres por 576 mil (R$ 1,289 milhão).
- De quanto era a dívida internacional quando eles saíram?
- O Brasil emprestava dinheiro ao outros países para recuperar qualquer coisa? E ao Bird e ao FMI?
- Alguém se lembra, ainda, por quanto eles venderam a Vale do Rio Doce dizendo que ela trazia prejuízos aos cofres públicos? E alguma alma boa de memória se recorda de quanto foi o lucro do grupo que adquiriu a empresa em 2009 e as expectativas para o primeiro semestre deste ano?
Aí sim, eu poderia REALMENTE balancear e saber quem foi e será melhor para permanecer na presidência do país.
Mas a oposição e os insatisfeitos continuam atacando, sem embasar seus argumentos e sem apontar soluções.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Fazer faculdade pra quê?
mais de mil jornalistas sem diploma
Continuo com minha indignação.
Após ler matéria publicada no portal Comunique-se, não posso esconder minha tristeza e revolta.
Até quando os líderes desse país vão olhar para o profissional - isso mesmo minha gente - o profissional de jornalismo com olhos de desdém e indiferença, como se eles não meressessem ser respeitados e não precisassem ser formados para tal função? Até quano nós seremos considerados indispensáveis e vistos como "qualquer um". É assim que me sinto hoje. Uma "qualquer um". Já que, para exercer o cargo de jornalista, basta "se dizer jornalista".
É uma vergonha tudo isso. Pior ainda são aqueles que dizem que criar um Conselho Nacional para nossa categoria seria acabar com a liberdade de expressão das pessoas. Pelo amor de Deus!! Isso é garantir a nós (diplomados ou não) o direito de nos negar a dar informações distorcidas que nossos amados editores nos mandam escrever e garantir ao cidadão informações comprometidas coma verdade. Verdade. palavra bonita, mas que muitas vezes acaba esquecida dentro das redações...
É também uma forma de garantir à população que os profissionais que entram no mercado, assim como um médico, um advogado, um engenheiro, ou outro, esteja DENTRO das exigências da legislação, da Moral e da Ética que está descrita em nosso Vademecum. Ah sim, Moral e Ética... Tem faltado isso no Supremo Tribunal Federal quando o assunto é comunicação social.
Mas enfim, meu assunto aqui é a reportagem que dá conta de que mais de mil cidadãos que se entitulam jornalistas foram registrados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, só em 2010. Se que nem todos os profissionais formados por uma faculdade estão totalmente preparados para isso, mas o mesmo acontece em todas as áreas. E é na hora de tirar o registro nos conselhos, no caso daqueles que exigem provas, é que o profissional vai provar isso. Repito: a solicitação de criação de um conselho nacional de jornalismo foi negada em Brasília!
Ah sim, tem aqueles que trabalham na comunicação há muitos anos e merecem esse diploma por "conhecimento de causa". Ok. Mas acho que nos já demos conta de profissionalizar essas pessoas. Além disso, qual médico aqui ganha diploma e registro no CRM por tempo de serviços prestados??
E digo mais: se quase não há espaço para aqueles que sentaram em uma cadeira universitária dentro das redações, imaginem para os que nunca leram nosso Vademecum, ou um livro sequer sobre teorias da comunicação? É por isso que cada vez mais vemos lixo publicado nos jornais e veiculado pelas TV's abertas ou fechadas.
É por isso que nós estamos tão desvalorizados e somos tratados pelas grandes empresas de comunicação como 'chepa' em fim de fera.
Por isso, continuo apoiando a campanha: Jornalista? Só se for com diploma!!
No mais, segue o link da matéria:
Após decisão do Supremo, MTE registra mais de mil jornalistas sem diploma
domingo, 25 de abril de 2010
Corrupção
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Retomando
É claro que tenho que fazer isso com mais tempo.
No mais, faço este post para avisar aos meus seguidores que logo-logo estarei de volta.
Grande abraço!