Aérea
Na tarde de ontem a empresa aérea BRA anunciou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a suspensão temporária de todos os seus vôos domésticos e internacionais a partir de hoje. Conclusão: aeroportos cheios (ainda mais), consumidores confusos, revoltados, lesados e sem saber o que fazer. A orientação do Procon aos passageiros que compraram passagens da agência é que tentem trocar seus tickets em empresas do mesmo gênero. Acontece que QUASE NUNCA isso é possível, já que as outras empresas mal estão dando conta de seus clientes, imagine agora ter que disponibilizar passagens para outros consumidores?
Educacional
Estudantes da Ufes invadem a reitoria durante reunião de conselho Universitário (Foto UniversoUfes)
Confusão nos aeroportos, ânimos exaltados nas Universidades do país. Um dos motivos: o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), proposto pelo Governo Federal. Há duas semanas (26 de outubro) alunos da Universidade Federal do Espírito Santo jogaram ovos na frente da reitoria, tentaram impedir a entrada de servidores e depois invadiram o prédio. No momento estava acontecendo uma reunião do Conselho Universitário, em pauta, o Reuni. Vidros e portas foram quebrados e o reitor, Rubens Rasseli, foi obrigado a deixar o local escoltado por servidores e membros do conselho após ver e ouvir as reivindicações do grupo. Os estudantes são contra a adesão ao Reuni, que seria votado naquele dia. Ontem foi a vez dos alunos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) invadirem a reitoria. Lá a discussão gira em torno do projeto de reestruturação que está sendo discutido e implementado pela universidade. Cada Instituição tem suas características próprias e também seus problemas, mas uma coisa é certa: o Reuni foi pouco discutido! O decreto que institui o programa é datado de 24 de abril deste ano. Mas pouco se ouviu falar dele. Não há como implantar um programa sem ter a opinião dos mais interessados no assunto: os próprios alunos!
Política, econômica, social e humana
Enquanto nossos queridos políticos decidem se vão ou não votar pela continuação da CPFM, e analisam quais vantagens vão ter nisso tudo, muitos brasileiros CONTINUAM MORRENDO nos corredores dos hospitais e pronto-atendimentos de todo o Brasil. Aqui no Espírito Santo, o Secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, enche a boca para dizer que 'nunca na história desse Estado' a saúde esteve tão bem. Por favor, providenciem óculos para esse cidadão urgente! Mas se a saúde fosse o único problema... Posso citar pelo menos outros dois: os constantes transtornos que o capixaba enfrenta todos os dias no trânsito (ah sim, são obras de desenvolvimento - que não acabam nunca!) e o número de adolescentes e jovens que a cada dia entram na triste vida da PROSTITUIÇÃO e do TRÁFICO.
Lula e o Ministro da Fazenda, Guido Mantega. (Galeria Yahoo! Notícias)
Energética
Brasil e Bolívia vivem às voltas quanto à exploração e fornecimento de gás natural. Ontem os dois países, representados pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, o ministro boliviano de Hidrocarbonetos, Carlos Villegas, e o presidente da estatal boliviana YPFB, Guillermo Aruquipa, anunciaram que Brasil e Bolívia vão assinar um “novo acordo energético” em dezembro. Depois de quatro horas de reunião em La Paz, eles conversaram com a imprensa e disseram que este 'novo acordo' deverá incluir novos investimentos da empresa brasileira no território boliviano para exploração e exportação de energia, principalmente gás. As informações são do BBC Brasil.com. Tá aí, mas uma crise que está só começando...
Do leite
Em um passeio por perfis de amigos do Orkut, eis que alguém diz: "E eu, pensando que estava morrendo, por causa da cachaça... ERA O LEITE!!!!"
Essa foi muito ótima!!